Recebi uma notificação para comparecimento em delegacia. Preciso de advogado(a)?

É extremamente importante estar acompanhado de um(a) advogado(a) quando uma Delegacia de Polícia solicitar sua presença.

O(A) advogado(a) tem direito a prévio acesso ao processo que diz respeito à sua convocação e poderá prestar informações a você sobre fatos e do que se trata sua presença, se na condição de testemunha ou investigado, orientando a prestação de um depoimento seguro.

Ainda estará lá para que seus direitos sejam assegurados, como o de permanecer em silêncio, caso queira, auxiliar na elucidação de fatos, indicar provas e fornecer informações pertinentes.

É preciso muito cuidado com suas palavras em um depoimento policial, especialmente porque, primeiro, uma palavra mal colocada pode ser interpretada de outra forma em um sentido jurídico, e, segundo, que o que for afirmado em sede policial deve ser igualmente confirmado posteriormente em Juízo, sendo fundamental que todas as informações que se queira prestar sejam ditas nesse momento. Uma tentativa de, em Juízo, acrescentar, alterar ou negar afirmações em solo policial pode ser muito prejudicial.

Lembre-se da máxima: “tudo que você disser poderá ser usado contra você no Tribunal”. Falso Testemunho é crime, cabendo, inclusive, prisão em flagrante.